domingo, 15 de outubro de 2017

Dia da Inclusão -2

A E. M. Gaspar Vianna foi uma das pioneiras a ter alunos incluídos na rede municipal de ensino no Rio de Janeiro. Sempre foi uma grande preocupação a integração entre todos da escola, como os alunos portadores dos mais diferentes tipos de deficiência. Essa semana a escola inteira esteve envolvida nas atividades dedicadas ao Dia da Inclusão, lembrando sempre que a inclusão não deve ter apenas um dia especial, mas deve ser praticada todos os dias.
A turma do EI 51, realizou a atividade da cobra-cega, onde os alunos experimentaram na prática o dia-a-dia das pessoas com deficiência visual.



Após essa atividade os alunos manusearam livros em braile, pra entender como o deficiente visual consegue ler e escrever.

Alguns alunos de nossa escola, no Dia da Inclusão, assistiram com as professoras Priscilla, Elisabeth - da sala de recursos e classe especial - e a professora Kellen, regente da turma, o filme "Como eu era antes de você". Em seguida realizaram um debate contextualizando o filme.

Os alunos da turma 1102, da professora Cintia, realizou com o auxílio da professora da sala de recursos Elisabeth e da professora Priscilla, uma visita a sala de recursos. Os alunos tiveram novas experiências: com a identificação tátil, caixa sensorial com diferentes tipos de animais, e outras  caixas também contendo formas geométricas e de texturas diferentes. Veja as fotos:


A turma 1902, realizou uma dinâmica com a professora Vanessa, de Geografia. Ela  realizou um Desafio de Inclusão: Os alunos deveriam abrir uma embalagem com balas e depois consumir os confeitos, utilizando apenas uma mão. Cada um deveria buscar uma estratégia e/ou pedir auxílio ao próximo. A atividade ficou muito legal e mostrou a dificuldade dos portadores de necessidades especiais em realizar tarefas simples do cotidiano.





A Aluno Vitória, dessa mesma turma, portadora de deficiência visual e aluna antiga de nossa escola, escreveu em braile uma carta destinada aos professores da escola, transcrita pela aluna Jéssica e depois pela professora Elisabeth da sala de recursos. A seguir vai a transcrição feita pela professora Eliabeth, mantendo as características originais do texto da aluna Vitória. Ela escreveu:" Professores, seu dia é todo dia. Não só o dia 15. É todos os dias que vocês saem para dar aulas. Sei que sua profição não é valorizada, mas sem vocês não seríamos nada. Quando digo ninguém fez o dia, fez Dia dos Professores". 

A seguir a foto da mensagem da aluna e ela, a professora Vanessa e aluna Jéssica, transcrevendo juntas a carta na sala de aula.

A professora Luana vem realizando atividades esportivas adaptadas, para mostrar aos demais alunos que há possibilidade do portador de necessidades especiais praticar diferentes tipos de esporte.

A professora Vanessa Castex, de Língua Portuguesa, realizou também com a turma 1902, uma atividade envolvendo a deficiência visual.
A atividade consistia nos alunos ficarem um certo tempo de olhos vendados. Alguns alunos ficaram muito agitados e desesperados de terem os olhos vendados, mas logo se tranquilizaram após a realização de exercícios respiratório e de relaxamento. 


Em seguida, a aluna Vitória contou para os colegas sobre a vida dela e as dificuldades que enfrenta. Os alunos fizeram perguntas a ela. Essa atividade contou com a participação de toda a turma, incluindo a professora e o agente educador Brian. 
Foi uma atividade muito prazerosa e esclarecedora. Alguns alunos passearam pela sala de aula de olhos vendados e foram ao banheiro e beber água, também com os olhos vendados, tendo como mediadora a aluna Vitória.
Eles gostaram da experiência e foi muito bom para exercitar a empatia e solidariedade entre eles.

Ainda trabalhando com a 1902, a professora Vanessa, de Geografia, também assistiu com os alunos o filme "Os Intocáveis" e logo a seguir fizeram um debate sobre o filme.




Nenhum comentário:

Postar um comentário